Ano de Publicação: 2021 | Sinopse:
Este e-book apresenta escritos cujas propostas contemplam
aplicativos e sites que podem ser utilizados no desenvolvimento de
aulas de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física) no
Ensino Fundamental e/ou Médio. A ideia foi alvitrada a partir do
componente curricular “Tecnologias da Informação e Comunicação
aplicadas à Educação” da Especialização em Ensino de Ciências da
Natureza do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa, que propôs a pesquisa e análise de artefatos digitais que pudessem ser integrados ao ensino de Ciências. Destacamos
que as tecnologias digitais, nos últimos anos, vêm ganhando
visibilidade na área da Educação e, principalmente, mostrando-se como
possibilidade para dar continuidade às atividades educacionais em
períodos como o que vivemos atualmente (2020-2021), de distanciamento
social ocasionado por Pandemia. O ensino precisou se reinventar e
tal reinvenção, provavelmente, irá ter continuidade mesmo após a volta
das aulas presenciais. Para planejar e repensar este ensino remoto
ou híbrido, é preciso ter conhecimento de artefatos tecnológicos
digitais, suas funções, finalidades e possibilidades, para que se possa desenvolver
aulas que promovam a aprendizagem dos estudantes, não apenas de
Ciências da Natureza, mas de diversos componentes curriculares.
| |