Clique na capa para download da obra
Título:
Concepções Alternativas no Ensino de Ciências e Biologia
Orgs:
Larissa Lunardi, Gabriela Giusmin Dejavitte, 
Michele Santa Catarina Brodt e Tatiana Raquel Löwe
ISBN:
978-65-89270-24-9
Ano de Publicação: 2021Sinopse:  O e-book ora publicado, “Concepções alternativas no ensino de Ciências e Biologia”, representa um marco no ensino de Ciências na Educação Básica, para a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Primeiro, porque é o produto de autores que têm suas trajetórias escolares na educação pública; segundo, porque é resultado de trabalhos de pesquisas acadêmicas, realizados numa instituição pública, que tem dado grandes contribuições para a educação no contexto do município de Santa Rosa e região Noroeste: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa.

Os/as autores/as desta obra têm cultura científica especializada como produto das vivências possibilitadas em diferentes contextos formativos, possuem experiências distintas como expositores das coisas das ciências, em classe e fora dela, são entusiastas na defesa, com elegância de seus pontos de vista e demonstram muita garra ao dialogar sobre assuntos novos ou conflitantes. Neste sentido, o e-book acrescenta, devido ao seu conteúdo, propostas significativas para a promoção da educação científica na formação de professores. Nesse contexto, esta obra constitui-se numa forma de aproximação entre professores em formação inicial, professores formadores e professores que atuam na Educação Básica. Considera-se o cenário de concepções alternativas, em que o ensino de Ciências e Biologia acontece “no chão das escolas”, nas salas de aula, onde os atores: professores e estudantes, embarcam na intensa aventura do ensino e do aprender.