Ano de Publicação: 2020 | Sinopse:
Este caderno de práticas é fruto da organização de atividades de ensino
de Ciências inovadoras. Que só foi possível graças a implementação do
Projeto: “FORMAÇÃO E DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS COM FOCO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO”, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)
no Edital Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA:
Ensino de Ciências na Educação Básica e desenvolvido pelo Grupo de
Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Programa de
Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Programa de Educação
Tutorial _ (PET) - PETCiências e com a parceria do Programa de Extensão
Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal
da Fronteira Sul (UFFS) que favoreceu o processo de formação de
professores e assim de produção de práticas inovadoras de Ciências.
Contribuíram
para esta produção 30 atividades diferenciadas de professores de
diferentes níveis de ensino de Ciências e de diversas regiões do País.
Assim há uma multiplicidade de temáticas abordadas: biologia
celular, lixo, água, astronomia, biologia, morfologia vegetal,
eletrostática, mortalidade de abelhas, agrotóxico, eletromagnetismo,
sistema nervoso, sistema muscular, energia, estados físicos da água,
ligações químicas, questões ambientais, nutrientes essenciais, impactos
ambientais, educação ambiental, educação superior, solo, ph, geometria
molecular, fotossíntese, imagens da ciência, bactérias e diferentes
metodologias/práticas inovadoras: jogos, infográficos, aplicativos,
jogos didáticos, júri, experimentos, sequência didática, simuladores
virtuais, modelos, ibse, atividade prática, softwares, investigação
lúdica, cartoons, webfólio, música, textos de divulgação científica e
histórias em quadrinhos. | |